segunda-feira, 15 de junho de 2015

Por que a cidade de Recife tem esse nome? E o que ela tem em a ver com Natal?

Oi, galera!
Para responder a pergunta super legal do nosso colega Ayrthon, estamos fazendo este post para explicar porque a cidade do Recife, a capital de Pernambuco, tem esse nome!

Vamos lá...

Sim, Ayrthon, a cidade do Recife tem esse nome porque tem muito recife, mas vamos entender melhor.
O seguinte, lá no litoral do Recife tem bastante recife de arenito, que parece mais um grande caminho, uma grande "calçada" dentro mar, pertinho da praia já. Por conta disso, bem antigamente, na época da colonização, ainda no século XVI, o lugar onde hoje em dia é a cidade do Recife era utilizado como um porto natural da cidade de Olinda (que fica bem ao lado), e chamado de "Porto do Recife".

                                                                  (recifes de arenito)

O que era apenas o porto do recife desenvolveu-se bastante e tornou-se a cidade do Recife, que é a capital do estado de Pernambuco (PE), assim como Natal é a capital do estado do Rio Grande do Norte (RN).
Além de serem  capitais, as cidades têm praias muito bonitas e com recifes bem bonitos, não é mesmo?! Mas como se pode notar, o que chama maior atenção no litoral da região metropolitana de Natal são os recifes de corais, e na região metropolitana de Recife, são os recifes de arenito.



(Recifes de arenito - praia de Boa Viagem, no Recife-PE)

 (recifes de corais)

Mas, essa imagem dos recifes de arenito não lembram nenhuma praia daqui da nossa cidade?
Nós lembramos da Praia do Forte e da Praia do Meio! Olha só:

 (Praia do Meio e Praia do Forte - Natal-RN)


Linda demais, né?! Você lembra de alguma outra praia assim? Se sim, comenta ai. Se gostou, se tem mais alguma coisa pra falar também... comenta, compartilha.

Ah, se quiserem saber mais, alunos e professores, deem uma olhadinha nesses links aqui:
Conheça Recife!
http://www.cprm.gov.br/gestao/ecotur/turismo_geo.pdf


Valeu!

segunda-feira, 8 de junho de 2015

O que é o Bob Esponja?





Quem assiste aqui o Bob Esponja, gente? Vocês gostam? Vocês sabem quem é o Bob Esponja?

Não tô falando nada demais, o que quero dizer é que o Bob Esponja é uma esponja do mar. Um porífero!
Os seres como o Bob Esponja foram uma das primeiras formas de vida que surgiu no nosso planeta! As esponjas têm cerca de 1 bilhão de anos!!! Esses poríferos são criaturinhas super simples, não têm órgãos ou tecidos. Elas vivem no fundo do mar fixas (ao contrário do Bob) em estruturas rochosas ou em conchas, por exemplo.



Se elas não têm órgãos como se reproduzem?
Elas têm reprodução assexuada e quando se quebram, por exemplo, podem se regenerar e/ou formar uma outra esponja.

E as esponjas que usamos hoje em dia são esponjas do mar?????
Não! Hoje em dia temos esponjas sintéticas, mas antigamente o pessoal usava esponja do mar, de verdade (só que já morta), para higiene, por exemplo.

Perguntem aos seus avós, pais, tios, tias, professores... E, ah, elas estão presentes em alguns recifes de corais, que já falamos aqui. Quem sabe num mergulho não se vê um parente do Bob?

Quem gostou e quiser saber mais é só acessar aqui:
poriferos
poríferos 2

Valeu, galera!

sábado, 6 de junho de 2015

CAMELO E DROMEDÁRIO

Conhecendo um pouco sobre cada espécie

O camelo e o Dromedário são animais bastantes parecidos fisicamente. Mas será que existe realmente alguma diferença entre eles? Convidamos você para descobrir isto juntamente conosco, vamos lá!



Camelo





O Camelo e Dromedário se diferem fisicamente por três coisas: o número de corcovas, a altura e o tipo de pelo. Além disso, o habitat deles não é o mesmo. Ambos são originários de um ancestral comum - que viveu na América do Norte há 40 milhões de anos - mas agora vivem em diferentes regiões do planeta. Eles podem chegar até 3 metros de altura. O Dromedário é mais "fácil" de ser domesticado, são eles que nós vemos nos filmes, novelas etc. O Camelo e o dromedário, podem ficar em média até 08 dias sem beber água ou comer, e mesmo assim, continuar caminhando, isso porque eles sempre comem e bebem água em grande quantidade, e seus alimentos são ricos em liquido, por isso possuem essa resistência.
 Parecidos, mas nem tanto
Número de corcovas, altura e pelos entregam quem é quem.
Saliência em dobro
A distinção mais visível entre os dois animais está no dorso. Enquanto os camelos têm duas corcovas, os dromedários só possuem uma. As corcovas são formadas por importantes depósitos de gordura.
Questão de porte
Outra diferença está na altura de ambos. Os camelos possuem patas mais curtas, enquanto os dromedários têm pernas mais longas.
Traje longo ou curto
Enquanto o dromedário apresenta o corpo coberto por uma pelagem curta, o camelo tem pelos longos e vistosos, principalmente nas coxas, na garupa e na cabeça. Nos meses de inverno, essa pelagem pode chegar ao chão.

Curiosidades

Quem já visitou a praia de Genipabu localizada no município de Extremoz, a 25 km do centro de Natal, capital do Rio Grande do Norte, pode observar as belas dunas que existem na praia. Por suas dunas se parecerem com deserto, o empresário suíço Philippe Landry, teve a ideia de importar dromedários e aluga-los para passeio.
Os primeiros Dromedários chegaram a praia de Genipabu em 1998. Na época, o empresário trouxe seis animais. A segunda importação veio no ano de 200, onde chegaram mais 04 dromedários. E em 2014, chegaram mais seis dromedários.
A reprodução de dromedários iniciou no ano de 2001, e até aqui já tivemos 11 bebês dromedários nascidos em solo potiguar. A gestação dura 13 meses, e esta é a maior prova da adaptação dos dromedários na praia de Genipabu.

Praia de Genipabu

Praia de Genipabu


A maioria de vocês não tinham nascido ainda, quando no ano de 2001, a novela da rede globo “O Clone” veio para a praia de Genipabu e filmaram nas dunas algumas cenas que remetiam ao deserto, onde eles também utilizaram os dromedários como parte do cenário.
Além da novela O clone, outras novelas da Globo também utilizaram as dunas de Genipabu como cenário, mas nunca se referindo a praia de Genipabu, sempre remetendo a outros lugares.
Com a chegada dos Dromedários, Genipabu se tornou um dos principais pontos turísticos do RN, sendo conhecido internacionalmente. Já passou em diversos programas de televisão, também podemos encontrar referência a ela em diversos sites de turismo.

E você gosta de praia? Já foi em Geninpabu? Gostou de conhecer um pouco mais sobre o nosso estado? Esperamos você mais vezes por aqui!




sexta-feira, 5 de junho de 2015

Chiquititas em Natal!



Aaaaaah, pessoal, também não podemos esquecer, a Chiquititas que também veio gravar aqui!

(aliás, o que vcs acham da novela, hein?! Assistem? Deixem seu comentário, sobre a novela do tempo das nossas professoras, ali no espaço de comentários.)

Vocês conseguem identificar esse lugar que eles foram gravar?
O que há de especial por ai pra que a galera da novela tenha ido passar as férias por lá?

Ai é a praia de Pirangi, que já pertence a Parnamirim, mas ainda faz parte da grande Natal. (veja notícia sobre a região metropolitana de Natal ).

Provavelmente a galera foi ai para fazer passeio de barco (como na foto acima) e para visitar os recifes de corais de Marina Badauê:


Os corais são animais de variadas cores que têm esqueleto externo e que juntos (também com outros animais) formam os recifes de corais, essas estruturas rochosas milenares que conservam um ecossistema único!
Os recifes são característicos dos mares tropicais, como os nossos. [uhuuuul] Eles são super importantes para a vida no nosso mar e também atraem o turismo, o que é muito bacana para a economia da cidade.

Mas os nossos corais de Marina Badauê já não estão tão bem conservados assim, infelizmente. Da pra ver pela foto acima.
Às vezes não sabemos cuidar devidamente da nossa natureza, né?!Chamamos atenção, então, para que tenhamos mais cuidado com o nosso meio ambiente! E para quem for visitar os corais, pelo menos usem o material de proteção que não prejudica esse ecossistema tão lindo e importante!
 (esse material é uma sandália especial, que você pode alugar por uns R$3,00 e a máscara com o óculos, que te ajudam a não ficar encostando nos corais.)

Ah, também temos corais em Maracajaú, litoral norte.



Quem gostou e quiser saber mais sobre corais: http://www.infoescola.com/biologia/recifes-de-corais/

Mas para saber mais...
Em quais outros estados do Brasil existem corais?
E no mundo, onde tem mais corais?




Eles são como os do RN?



Vamos pesquisar, galera! Vamos conhecer nosso espaço e o nosso mundo!
Valeu!

Flor do Caribe - Flor de Natal


E ai, galera, vocês lembram da ultima novela da globo gravada em Natal?
Foi a novela "Flor do Caribe" e nela tinha uma grupo de personagens que eram nativos do estado do Rio Grande do Norte. Como eles eram?
Nós somos assim também? Se não... tem gente assim por aqui?
Se tem, quem são?
Se não tem, onde no RN que pode ter?



Estranhou um pouco, né?!
Vamos falar um pouco sobre as diferenças culturais do nosso estado nas próximas postagens e vamos saber se a Globo anda fazendo muita coisa estranha ou não. hahahaha fiquem ligados! Vamos conhecer nosso espaço e nosso mundo!
Valeu!