sábado, 6 de junho de 2015

CAMELO E DROMEDÁRIO

Conhecendo um pouco sobre cada espécie

O camelo e o Dromedário são animais bastantes parecidos fisicamente. Mas será que existe realmente alguma diferença entre eles? Convidamos você para descobrir isto juntamente conosco, vamos lá!



Camelo





O Camelo e Dromedário se diferem fisicamente por três coisas: o número de corcovas, a altura e o tipo de pelo. Além disso, o habitat deles não é o mesmo. Ambos são originários de um ancestral comum - que viveu na América do Norte há 40 milhões de anos - mas agora vivem em diferentes regiões do planeta. Eles podem chegar até 3 metros de altura. O Dromedário é mais "fácil" de ser domesticado, são eles que nós vemos nos filmes, novelas etc. O Camelo e o dromedário, podem ficar em média até 08 dias sem beber água ou comer, e mesmo assim, continuar caminhando, isso porque eles sempre comem e bebem água em grande quantidade, e seus alimentos são ricos em liquido, por isso possuem essa resistência.
 Parecidos, mas nem tanto
Número de corcovas, altura e pelos entregam quem é quem.
Saliência em dobro
A distinção mais visível entre os dois animais está no dorso. Enquanto os camelos têm duas corcovas, os dromedários só possuem uma. As corcovas são formadas por importantes depósitos de gordura.
Questão de porte
Outra diferença está na altura de ambos. Os camelos possuem patas mais curtas, enquanto os dromedários têm pernas mais longas.
Traje longo ou curto
Enquanto o dromedário apresenta o corpo coberto por uma pelagem curta, o camelo tem pelos longos e vistosos, principalmente nas coxas, na garupa e na cabeça. Nos meses de inverno, essa pelagem pode chegar ao chão.

Curiosidades

Quem já visitou a praia de Genipabu localizada no município de Extremoz, a 25 km do centro de Natal, capital do Rio Grande do Norte, pode observar as belas dunas que existem na praia. Por suas dunas se parecerem com deserto, o empresário suíço Philippe Landry, teve a ideia de importar dromedários e aluga-los para passeio.
Os primeiros Dromedários chegaram a praia de Genipabu em 1998. Na época, o empresário trouxe seis animais. A segunda importação veio no ano de 200, onde chegaram mais 04 dromedários. E em 2014, chegaram mais seis dromedários.
A reprodução de dromedários iniciou no ano de 2001, e até aqui já tivemos 11 bebês dromedários nascidos em solo potiguar. A gestação dura 13 meses, e esta é a maior prova da adaptação dos dromedários na praia de Genipabu.

Praia de Genipabu

Praia de Genipabu


A maioria de vocês não tinham nascido ainda, quando no ano de 2001, a novela da rede globo “O Clone” veio para a praia de Genipabu e filmaram nas dunas algumas cenas que remetiam ao deserto, onde eles também utilizaram os dromedários como parte do cenário.
Além da novela O clone, outras novelas da Globo também utilizaram as dunas de Genipabu como cenário, mas nunca se referindo a praia de Genipabu, sempre remetendo a outros lugares.
Com a chegada dos Dromedários, Genipabu se tornou um dos principais pontos turísticos do RN, sendo conhecido internacionalmente. Já passou em diversos programas de televisão, também podemos encontrar referência a ela em diversos sites de turismo.

E você gosta de praia? Já foi em Geninpabu? Gostou de conhecer um pouco mais sobre o nosso estado? Esperamos você mais vezes por aqui!




Nenhum comentário:

Postar um comentário